Escolha uma Página

A EnP assinou hoje, 29 de maio, um acordo com a Oil Group, em uma cerimônia por videoconferência (Rio de Janeiro, Vitória, Aracruz, Houston/US, Calgary/CAN e Bergen/NOR), que contou com a participação do Secretário de Estado de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Kneip Navarro. Este acordo tem o objetivo de desenvolver projetos de construção da Refinaria Espírito Santo (RefinES) e da Fábrica Capixaba de Lubrificantes e Asfalto (LubCap), em locais a serem definidos no Estado do Espírito Santo.

A Oil Group é uma empresa americana integrada de petróleo e gás envolvida na aquisição de dados, exploração e produção e refino. Ela possui 10 ativos onshore e offshore no Nordeste brasileiro e pretende construir 6 refinarias de pequeno porte nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Maranhão, Sergipe/Bahia e Mato Grosso do Sul.

A EnP é uma plataforma inovadora de negócios na área de energia e atua para conceber, desenvolver e operar ecossistemas energéticos, buscando o equilíbrio entre as diversas fontes de energia e seus usos. Para tal, com base no vasto portfólio energético do Brasil, a EnP trabalha para identificar oportunidades e sinergias, por meio de alianças estratégicas e modelos de negócios inovadores.

A RefinES terá capacidade inicial de 30.000 bbl/dia, com geração de gasolina, diesel, óleo diesel marítimo (bunker) e óleo combustível. Já a LubCap terá capacidade inicial de produzir 1.000 bbl/dia de lubrificantes e 500 ton/dia de asfalto, agregando valor ao óleo pesado produzido em terra no Espírito Santo.

A implantação desses projetos no Espírito Santo faz parte dos planos da EnP para desenvolvimento de um Ecossistema Energético no Estado, um dos estados de melhor ambiente para se investir no país.