Escolha uma Página

No momento em que o debate sobre a implantação de refinarias de pequeno porte ganha espaço no Brasil, a EnP destaca o desenvolvimento, em parceria com o Oil Group, de estudos para implantação de duas refinarias modulares no Espírito Santo.

A RelubES (Refinaria de Lubrificantes e Derivados do Espírito Santo) agregará valor ao petróleo capixaba ao utilizar a produção terrestre, com baixo teor de enxofre, para gerar óleos lubrificantes básicos naftênicos, gasolina, combustível marítimo e asfalto. A proximidade com os campos produtores terrestres capixabas, incluindo infraestrutura existente de terminais portuários, são fatores determinantes para levar este empreendimento para o norte do estado.

Já a RefinES (Refinaria do Espírito Santo) está sendo estudada para ser implantada no sul do estado. Uma infraestrutura portuária em desenvolvimento e a proximidade com o Pré-sal são fatores determinantes para instalar este empreendimento no sul do estado. A planta utilizará óleo médio de 29° API para produzir gasolina, óleo diesel, GLP (gás liquefeito de petróleo) e MGO (marine gasoil).

As duas refinarias somadas, em sua primeira fase, agregarão 50 mil barris diários de capacidade de refino ao Brasil.